13 de nov. de 2008

Roze - 1982

Capa Do CD
Capa Do LP

Faixas:

01 - Dazibão - Jore Alfredo - Antonio Pereira
02 - Xote da Pipira - João do Vale - José Batista
03 - Fulô da legria - Gereba - Carlos Pita
04 - Testamento do Velho índio - Gereba - Edmilson
05 - Passagem - Cândido de Jesus Silva
06 - Incelença pra Terra que o sol matou - Elomar
07 - O Pedido - Elomar
08 - Acaru - Raimundo Monte Santo - Fábio Paes
09 - Aboio Apaixonado - Luiz Gonzaga
10 - Coração Candombá - Jorge Alfredo - Antonio Pereira
11 - A Estação - Roberto Carlos - Erasmo Carlos
12 - Canudos - Carlos Pita


ROZE, cantora, (cantadora, cantadeira ...) baiana de Tucano, sertão de Canudos, possuidora de um estilo próprio no ato de interpretar as canções que lhe tocam a alma, declara-se guiada por uma voz afinadíssima que vara o silêncio de seu interior catingueiro, impulsionando-a a cantar: "O meu canto é uterino. A minha garganta apenas permite a passagem daquela voz que grita , lamenta e canta dentro de mim. Eu canto mesmo é pelo umbigo".

Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, Roze iniciou suas apresentações públicas ao lado de Gereba no início da década de 70. Após várias participações em eventos no circuito universitário local e em teatros, estreou em disco participando do LP de Carlos Pita., "Águas de São Francisco", em 1979.

Naquele ano, a convite da mesma gravadora, lançou o seu primeiro LP solo, o "Acorde", trazendo basicamente compositores inéditos baianos. Este LP teve seus destaques reproduzidos no compacto duplo "ROZE" em 1980, ano em que teve suas músicas incluídas no LP de Rolando Boldrim "Som Brasil", devido sua marcante presença no programa homônimo de rede nacional de televisão, e no LP da gravadora "Essas Mulheres", que reúne o melhor do "cast" feminino que por ela já passara. Tornou-se independente por vontade própria e produziu na Bahia o seu segundo LP solo "ROZE", lançado em 1984. Naquele mesmo ano participou da "Semana da Bahia" em Luanda, Angola, representando as tendências nordestina da música baiana.

4 comentários:

Anônimo disse...

Desde já agradeço se for possível repostar este disco.

Pierre Lima disse...

Link inexistente!

Saber Interiorano disse...

http://www.mediafire.com/?j8lzk1zvi3zgbsb#1

Marcelo Filho disse...

https://youtu.be/d-M3aRpOdk4