10 de jun de 2008

Adauto Santos - Cantoria - 1985 [vinil]


Adauto Antonio dos Santos foi Cantor, Compositor, Violonista e Violeiro, tendo sido excelente solista no tradicional instrumento da Música Caipira. Nasceu em São Bernardo do Campo-SP no dia 22/04/1940 (algumas fontes bibliográficas dizem que Adauto nasceu em Bernardino de Campos-SP) e faleceu em São Paulo no dia 22/02/1999.

Paulista criado em Londrina-PR, está entre os "símbolos da resistência dentro da Música Caipira Raiz, ao lado de Renato Andrade, Zé Mulato e Cassiano, Almir Sater, Pena Branca e Roberto Corrêa, apenas para citar alguns.

Adauto Santos situa-se entre as maiores preciosidades de Voz e Viola do Brasil. Foi na cidade de Londrina-PR, onde se criou, que iniciou sua carreira artística cantando ao lado de sua irmã com quem formou o "Duo Havaí", que venceu inclusive o Festival Roda de Violeiros, do Capitão Furtado, naquela cidade, tendo gravado nessa época o seu primeiro disco.

Em 1962, Adauto mudou-se para São Paulo, e passou a cantar na Noite Paulistana. Além de sua bela e afinadíssima voz, foi aos poucos introduzindo o toque da Viola Caipira em suas interpretações, o que chamou a atenção de muita gente, inclusive de clientes estrangeiros hospedados nos hotéis da Capital Paulista. Durante vários anos, apresentou-se no Jogral, renomado bar paulistano onde tocava Viola.

Em suas apresentações, mostrava um repertório eclético, misturando obras de compositores como João Pacífico, Milton Nascimento, Mário Lago e Rolando Boldrin, além de suas próprias composições. Mesclando a "Fina Flor da MPB" com a Música Caipira, o efeito tomou um caráter positivo e, aos poucos foi conquistando espaço no rádio, na TV e nos jornais, apesar de ter sido de modo bastante limitado, muito aquém do verdadeiro talento de Adauto. Segundo ele próprio, seu trabalho "foi sempre muito artesanal com muito suor e pouco reconhecimento".


Faixas:
01 - Lenço e Vento - Zé Pedro - Raymundo Prates
02 - Paulista Quatrocentão - Clemente - Adolfo
03 - Beija-Flor - Perboyre Sampaio - Adauto Santos
04 - Cantoria - Raymundo Prates - Adauto Santos - J.Corsini
05 - Vide Vida Marvada - Rolando Boldrin
06 - Ora Viva São Gonçalo - Paulo Vanzolini
07 - Peão de Rodeio - Adaulto Santos - Índio Vago
08 - Velho Macho - Nonô Basilio
09 - Santo Reis Passou na Sua Casa - Miltinho Rodrigues - L.Dos Santos
10 - Pingo D'água - Raul Torres - João Pacífico

Nenhum comentário: