16 de mai. de 2008

Bené Fonteles - Benedito - 1983 [vinil]


Benedito
Poemas e cançoes do "Cantiqueiro" (como diz Luli) Bené Fonteles
"Por amor a Mato Grosso"
Participação nuito especial de Luiz Gonzaga o "Rei do baião"
com uns toques de Egberto Gismonti.
E a grande força de Belchior,Décio,Emilio (Tarancon),Jorge Mello,
Juju e Flor,Luis Roberto Perez,Luli e Lucina,Silvano Michelino e Tetê Espíndola.
Mais uma produção "Antes arte do que tarde"
Apoio Universidade Federal de Matro Grosso.

Poeta, compositor, artista plástico, jornalista, animador cultural, curador de exposições, Bené Fonteles é um artista completo.

Decidiu, como proposta de arte, aprofundar seu conhecimento de um Brasil Universal. Morando em sete estados brasileiros, cobrindo estrategicamente todas as regiões do país, tomou conhecimento de sua realidade sociocultural, ecológica e espiritual, e fez da criatividade e generosidade de seu povo afro-indígena e caboclo o motivo de feitura e inspiração de sua obra.

Dirigiu o Museu de Arte da Universidade Federal de Mato Grosso, foi um dos criadores da AME - Associação Matogrossense de Ecologia e do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criador do Movimento Artistas pela Natureza e articulador do Movimento Arte Solidária, além de campanhas em defesa do Pantanal e Pelo Respeito aos Direitos Indígenas. Atuou nos preparativos e durante a ECO-92, no Rio de Janeiro, na qual foi um dos redatores e editor da Carta dos Artistas para os Habitantes da Terra. Participou em diversas Bienais de São Paulo e exposições nos principais museus e galerias do país, e em vários da Europa e Américas. E suas obras constam em inúmeros livros e publicações.

Como compositor, tem parcerias com Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Fagner, Egberto Gismonti, Chico César, Luli e Lucina, Geraldo Azevedo e outros. Em seus discos há participações de Gilberto Gil, Egberto Gismonti, Luiz Gonzaga, Tetê Espíndola, Belchior, Ney Matogrosso, Duofel, Dércio Marques e outros, além de Elba Ramalho e Xangai em coletâneas produzidas por ele.

Dirigiu e atuou nos recitais GILsMONTI, reunindo Egberto Gismonti e Gilberto Gil; No Ser Tão, reunindo Gilberto Gil, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Marinês e Dominguinhos; dirigiu e atuou no show Elba Ramalho 20 Anos; e produziu e idealizou o primeiro show Ney Matogrosso interpreta Cartola.

Tem publicado diversos livros sobre temas ligados à arte, ecologia e espiritualidade. Editou um vasto material para educação ambiental unindo artes plásticas e gráficas, música e poesia em defesa da ecologia urbana, humana e das questões sobre as águas, alguns editados em parceria com a Unesco, Fundação OndAzul, Ibama/Ministério do Meio Ambiente, CNBB e outros.

Em 2003, Bené Fonteles recebeu da Presidência da República, por intermédio do Ministério da Cultura, a comenda Ordem do Mérito Cultural, por sua importante contribuição à cultura brasileira.

Discografia:
Benedito – 1983
Ser – 1987
Aê – 1991
H2O Benta – 1997
Caminho das Águas – 2000
Benditos – 2002

Faixas:

01 - Benedito - Bené Fonteles
02 - Na Verdura do Mar - Bené Fonteles
03 - Dentro da Nuvem - Bené Fonteles
04 - Ellis - Bené Fonteles
05 - O Som da Pessoa - Bené Fonteles - Gilberto Gil

06 - Exemplo da Pedra - Bené Fonteles
07 - O M M - Bené Fonteles
08 - Nau Pantaneira - Bené Fonteles
09 - Ao Rei - Bené Fonteles
10 - Há - Bené Fonteles
11 - Aves e Frutos - Bené Fonteles
12 - Aqui - Bené Fonteles
13 - N'Água - Bené Fonteles
14 - A Chamada ensina - Bené Fonteles
15 - Oração - Bené Fonteles


Um comentário:

Reino Colorido da Criança disse...

Obrigada! Só tem um link funcionando. Obrigada!